10/12/2012

【Random Comment】A Origem dos Guardiões

|| || ||

Konnichiwa!

Andei um pouco sumida aqui do Blog, não é..? Eu joguei muito RPG ultimamente, e isso me tirou um pouquinho da criatividade que eu já nem tinha.
Mas hoje andei pensando um pouco em fazer uma coisa nova, uma coisa que poderia ou não ter a ver com o Blog. Mas que ao menos, não me deixasse sumida daqui. Não sei se a Ahada vai concordar com o que tenho em mente, mas vamos ver.


Pois bem, o que eu tenho em mente é fazer um tipo de, comentário aleatório. Ou seja, comentar sobre qualquer coisa, seja um Filme, Anime, Livro, até mesmo sei lá, uma Marca (?).

O que tinha hoje em mente para comentar era sobre um dos Filmes novos que estão em cartazes. O que me veio direto na cabeça era comentar sobre um filme que chamou bastante a atenção de todos, principalmente a minha. Vocês sabem que filme é? Claro que sabem, ele está no título '_'
Exato! A Origem dos Guardiões, um filme dirigido por Peter Ramsey Obama da Animação e William Joyce.



As crianças do mundo inteiro são protegidas por um seleto grupo de guardiões: Papai Noel, Fada do Dente, Coelho da Páscoa e Sandman. São eles que garantem a inocência e as lendas infantis. Mas um espírito maligno, o Breu (mais conhecido como o Bicho-papão), pretende transformar todos os sonhos em pesadelo, despertando medo em todas as crianças. Para combater este adversário poderoso, a Lua designa um novo guardião para ajudar o grupo: Jack Frost, um garotinho invisível que controla o inverno. Sem conhecer sua própria vocação de guardião, ele embarca em uma aventura na qual vai descobrir tanto sobre as crianças quanto sobre seu próprio passado.

Bom, todos sabe que as lendas infantis, como o Coelho da Páscoa e Papai Noel, têm uma função social muito específica: elas ensinam às crianças algumas regras sociais básicas, dando razões para serem gentis e obedientes. Afinal, estas figuras aparecem como privilégios, e não direitos (elas só vêm se a criança for boazinha, se tiver estudado etc). Isso ocorre até elas crescerem um pouco e perceberem que não precisam mais destas lendas, porque existem outras coisas que as forçam a terem bom comportamento (as leis, a religião, a moral). Assim, abandonar o Papai Noel é tão importante quanto esquecer um amigo imaginário ou testemunhar a morte de um bicho de estimação: são lutos que permitem a entrada na vida social.

A animação de A Origem dos Guardiões parte do princípio que as crianças de hoje param de acreditar nestas figuras muito cedo, e que por isso perdem também sua pureza, e aquela inocência que os adultos costumam botar aos pequenos. Por isso, é preciso usar de muita filosofia e muita tecnologia para convencê-los a acreditar no invisível. Mas como fazer a criança atual, com fácil acesso a imagens adultas (sexo, violência), acreditar no bom velhinho que distribui bilhões de presentes em uma mesma noite?
A primeira solução encontrada foi atualizar a mitologia. A simples bondade não vende mais, por isso nossos personagens são lutadores, ferozes, ágeis, voadores. Papai Noel, o Coelho da Páscoa, a Fada do Dente, Sandman e Jack Frost defendem as crianças com pontapés e muitos efeitos especiais. Agora o trenó do Papai Noel é um veículo potente, o Coelho da Páscoa é um tipo corajoso que se defende com bumerangues, e o capitalismo (ou seja, o poder do dinheiro) é abraçado sem medo: Papai Noel e o Coelho da Páscoa são chefes de imensas fábricas de presentes e ovos, respectivamente, isso sem falar na Fada do Dente, que encoraja as crianças a trocarem uma parte do corpo por dinheiro.

A importância que esses mitos desempenham também ganha novos contornos: embora os ícones infantis nunca sejam indispensáveis para a vida das crianças (muitas vivem sem elas, e conseguem superar a perda quando descobrem que não são reais), a trama apresenta-os como necessários. No filme, os pequenos dependem da ajuda dos guardiões para não terem pesadelos e, eventualmente, para serem felizes. Mesmo o dente levado pelas fadas, ganha uma importância essencial: é ele que guarda as memórias de infância.

Assim, A Origem dos Guardiões consegue ser um filme ao mesmo tempo ultra moderno: por um lado, ele adota uma embalagem colorida, hiperativa, com voos pelos ares, 3D ótimo e hologramas representando sonhos e pesadelos. Por outro lado, ele defende um retorno à inocência infantil, à bondade a qualquer preço.


Acho que antes de tudo devia pedir desculpas se saiu um pouco grande o meu enorme comentário. Eu realmente queria comentar muito mais sobre o filme, mas aí eu pensei que ia ser um pouco ruim para vocês lerem tudo, e só me toquei isso no último paragrafo que vocês, provavelmente leram eu acho.
Mas também, queria agradecer quem teve a imensa paciência de ler tudo isso que escrevi. Eu só queria meio que retomar meu sumiço daqui e tal.
Lembrando que só irei continuar com o Random Comment se a Ahada aprovar isso. Se ela não aprovar, bem, paciência. ^^'

Por enquanto, é isso!
Até o próximo post, kisus


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Regras:

- Pode deixar o link do seu blog, mas sem o "http"!
- Nada de comentar coisas sem a ver com a postagem, use o chat.
- Sem palavrões.